Os anos 80 na decoração

É nos anos 80 que a profissão de decorador ganha prestígio no mercado. Essa década é caracterizada com um mix de estilos – com cores fortes e vibrantes (o famoso neon). Os móveis eram superdimensionados e as cores extravagantes. Duas tendências da época eram as persianas verticais e as samambaias na decoração da sala. Costumes desse época e que hoje em dia estão de volta na decoração moderna.

anos 80-1

Movimentos como o hight tech, com o apelo tecnológico na decoração, e o estilo Memphis, com cores vibrantes e padrões inusitados, fizeram parte da decoração nos anos 80.

O estilo Memphis tem como características principais o superdimensionamento, as cores fortes e vibrantes e os padrões inusitados. Com móveis e cores extravagantes, o movimento ditou a decoração de muitos lares da época, ao mesmo tempo em que libertava o mundo do design, ainda tão apegado a funcionalidade das peças.

Além dessas inspirações, a persiana vertical também era um acessório utilizadíssimo, assim como as samambaias: tendência fortíssima na década de 50 e que voltaram com força decorando as salas de estar de todo o país.

anos 80-18

O consumo dos móveis Biedermeier também foi forte tendência dessa época, junto com a onda minimalista: pouquíssimas peças na composição de ambientes. Surgem também os lofts e a redução de divisórias na casa. No piso, a madeira clara é o item predominante e o tecido da vez é o chintz, algodão encerado, que se fez presente em sofás, cortinas e em outros acessórios decorativos.

anos 80-20

Que tal voltarmos no tempo e reinventar o estilo de decoração dos anos 80?! Nós da Croqui Design vamos deixar aqui várias inspirações na galeria de imagens que selecionamos para vocês.

 

Via: Minha casa, minha cara / Mobly / Grupo Imoveis

Post Author: Raquel Cunha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *