Em tempos de crise, vamos reutilizar portas antigas

Trocou as portas da casa? Tem algumas portas antigas e não sabe o que fazer com elas? Aqui vão algumas ideias que podem se adaptar perfeitamente à sua casa, transformando uma antiga e inútil porta em algo bonito e de grande utilidade!

portas5

Você poderá transformar uma porta em mesa, vários tipos de enfeites diferentes, sofá, cama, entre tantas outras coisas. Basta ter um pouco de imaginação. E se você curte coisas antigas, irá adorar as ideias ainda mais.

portas10

A porta pode ser utilizada como cabideiro, estante ou como porta-recados. O detalhe da maçaneta, que foi mantida em algumas inspirações, traz um toque ainda mais legal na reutilização. As portas podem ser reutilizadas sem precisar de muito trabalho. As portas reutilizadas podem virar cabeceiras, cadeiras balanço para varandas ou até mesmo servir para montar um lindo pergolado (veja nosso post sobre pergolados aqui), mantendo suas características passadas. Se você preferir pode escolher um estilo rústico e deixar sem pintura.

 portas7

Dicas da Croqui:

– Se sua porta antiga era linda, com detalhes em relevo ou acabamento envelhecido? Então ela merece continuar fazendo parte da casa. Mesmo que a porta esteja meio velhinha, ainda dá para reaproveitá-la ao ar livre, onde o visual acabado é até bem-vindo. Quem tem um jardim com árvores ou uma casa de campo pode usar a peça como tampo para uma mesa suspensa e divertida.

– Mora em apartamento e a ideia acima te pareceu meio surreal? Não tem problema, porque as portas também servem como tampo de mesas normais. Para fazer uma versão baixinha de centro basta comprar 4 pés separados ou até usar pés palito (ficaria lindo né?). Já os modelos mais altos servem como mesa de jantar estreita ou escrivaninha, e o ideal é comprar cavaletes soltos para que elas alcancem uma altura confortável.

– Usar portas antigas como estante pode exigir mais trabalho, mas também não é nada impossível. Você vai precisar de algumas prateleiras cortadas na mesma largura da porta e mãos-francesas discretas. Parafuse os conjuntos na tábua de madeira e apoie-a na parede meio inclinadinha, assim mesmo com o peso dos livros e objetos ela não cai. Teste o peso que colocará nas prateleiras, pois isso pode desestabilizar todo o móvel que você está criando.

Confira nossa galeria para se inspirar em um projeto lindo reutilizando portas antigas:

[WRG id=1202]

 

Via: Tudo Interessante e Revista Glamour

Post Author: Raquel Cunha

1 thought on “Em tempos de crise, vamos reutilizar portas antigas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *